Em busca da tal credibilidade
Foto: Américo Neto – Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade na Bahia (ABAP Bahia)
Credibilidade é uma palavra que ouço muito no mercado hoje em dia. Buscar uma empresa com credibilidade é procurar alguém que passe confiança, que você saiba que vai te ajudar naquilo que você precisa e que esse trabalho vai ser bem-feito.
A Publicidade é uma área importante para a imagem de qualquer negócio, e encontrar uma empresa
que transmita a confiança de que vai retratar a sua imagem da melhor maneira para o seu público é uma
preocupação importante.
Outro dia me perguntaram: “Vale mesmo a pena eu me tornar um associado da ABAP-BA?”. Eu pensei
em como responder a esta pergunta sem parecer estar querendo vender o meu peixe. Acredito que a credibilidade é um ponto crucial para a resposta. Eu brinco dizendo que uma agência com o selo ABAP-BA é como se ela tivesse um selo verde.
É um sinal de que ela tem na sua estrutura e nos seus contratos tudo o que uma grande empresa precisa
para dar um melhor apoio aos seus clientes. Mas o que isso significa?
A agência associada à ABAP-BA precisa investir em pesquisa, tem que estruturar todos os departamentos que são importantes para a comunicação: planejamento, mídia, produção, atendimento, criação.
Procurar uma agência associada é uma forma de aferir credibilidade. Esse selo passa a confiança de que aquela agência tem todos os requisitos para cuidar de suas necessidades.
E esse cuidado não ocorre somente na área da Publicidade e Propaganda. Se você está em busca de um empreendimento e ele é de uma empresa afiliada à ADEMI, isso passa uma confiança de que aquela empresa cumpre as regras do mercado, que ela só vende o produto quando ele está legalizado e que você não vai ter problemas legais com o seu novo imóvel.
O mundo evoluiu e a Publicidade precisou mudar com ele. A ABAP-BA é uma associação que busca por melhorias, estrutura e novidades. A gente usa a Inteligência Artificial em nosso dia a dia para que uma inteligência natural possa fazer algo ainda melhor. Buscamos colocar a plataforma tecnológica a nosso serviço. O profissional precisa pensar fora da caixa, usar as novas tecnologias para trazer novas ideias, propor soluções que sejam criativas e que estejam alinhadas com os valores da marca e com o público dela.
“Mas onde vou encontrar uma agência que pode me ajudar com isso?”. Novamente, a tal da credibilidade. É buscar por agências que estão fazendo diferente, trazendo resultados. Um dos papéis da ABAP-BA é conferir credibilidade aos nossos associados, selecionar o que é correto e ajudar essas agências a se manterem atualizadas. Fazemos eventos, congressos, reuniões, viagens, imersões. Somos um grupo altamente articulado e integrado, que se comunica para adotar as melhores práticas e para desenvolver o mercado.
Vemos isso nos resultados. As agências daqui disputam mercado por mercado em Salvador, Rio, São
Paulo, Brasília. São agências nacionais, eu diria até de classe mundial.
Os trabalhos das agências brasileiras são exportados para outros países:
Portugal, Angola e até para os Emirados Árabes. Na Bahia, em específico, somos destaque nacional. Eu
costumo falar com as pessoas sobre o nosso valor: temos agências aqui que são premiadas nacionalmente, possuem criatividade e formam mão de obra de qualidade.
Outro ponto que trago é que a gente seleciona os melhores profissionais, aqueles que estejam comprometidos com o resultado, com o aprendizado e em trazer novas ideias. O nosso mercado é tão desafiador que faz com que a gente busque o que há de melhor em cada departamento, seja mídia
tradicional ou mídia digital, e a gente coloca o melhor dentro da agência para oferecer para as marcas e para os anunciantes.
Lembra-se daquela pergunta que me fizeram sobre se valia a pena ser um associado da ABAP–BA? É sobre isso. Sobre passar a credibilidade que é tão importante para o mercado.