Os Pontos Negativos de uma Tecnologia Transformadora – AI (Inteligência Artificial)

Os Pontos Negativos de uma Tecnologia Transformadora – AI (Inteligência Artificial)

A inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, desempenhando um papel crucial em diversos setores, desde assistentes virtuais em nossos smartphones até algoritmos complexos que impulsionam a pesquisa científica. No entanto, essa tecnologia também levanta preocupações e desafios. Nesta matéria, exploraremos os pontos negativos da inteligência artificial, buscando compreender a influência dessa revolução tecnológica em nossa sociedade.

  1. IA é capaz de promover manipulação social e política.
    Especialistas de ciência do crime de Oxford alertaram que, mesmo quando as AIs não são utilizadas de forma maliciosa, elas podem espalhar informações falsas e manipular o comportamento humano.

Uma inteligência artificial aprende, de modo geral, com as informações colocadas na sua base de dados, e com a interação com os usuários. Isso significa que as informações falsas – ou erradas, disseminadas pelos usuários, podem alterar a forma como uma IA responde, já que elas não têm capacidade de pensamento crítico ou contextualização.

  1. IA tem problemas de privacidade e vazamento de dados.
    Uma das maiores preocupações que os especialistas citam tem relação à privacidade, segurança e dados dos usuários. Muitas empresas já contornam as violações de privacidade de dados com suas práticas de coleta e uso, gerando a preocupação de que isso possa aumentar à medida que a utilização de IA se torna mais comum.
  2. Inteligência Artificial é enviesada e parcial.
    Em termos gerais, o viés cognitivo é um padrão de pensamento baseado em pré concepções – muitas vezes discriminatórias, sejam elas conscientes ou inconscientes ao indivíduo. Como a IA é criada por seres humanos, ela não está livre de preconceitos; programadores podem criar um algoritmo a partir de seu próprio viés, mesmo que ele não seja reflexo da verdade.
  3. IA promove desvalorização e roubo de Arte.
    Segundo seu conceito básico, a Arte é uma expressão da subjetividade humana, um trabalho único e criativo que retrata experiências reais em um movimento que interpreta o mundo, criando uma reflexão sobre a pluralidade.

Independente do formato, quadros, desenhos, música, literatura ou outros tipos textuais, a “arte” feita por IA não pode ser considerada Arte, pois simplesmente lhe falta humanidade, emoção e a habilidade de construção de significado, intrínsecas para criação artística.

  1. IA é usada para nudez não-consensual e pornografia infantil.
    As imagens criadas por IA também perpetuam os padrões ocidentais de beleza e magreza, e tem a tendência de criar imagens sexualizadas de mulheres, com seios volumosos, pele clara e cinturas finas. Pessoas negras, por exemplo, denunciaram que diversos aspectos físicos como olhos, boca, e cor da pele alterados para compactuar com esses padrões.

Nem tudo é negativo no uso da AI, os pontos positivos da Inteligência Artificial também são inúmeros, como aprendizado e reconhecimento de Padrões: A IA é capaz de aprender a partir de grandes volumes de dados e identificar padrões ocultos. Algoritmos de aprendizado de máquina permitem que os sistemas se tornem mais inteligentes com o tempo, ajustando-se às novas informações e aprendendo suas habilidades de reconhecimento de modelo. Isso possibilita a detecção de fraudes, diagnósticos médicos precisos, identificação de padrões padrões e muito mais. E você usa a inteligência artificial pra auxiliar a sua rotina?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *