Moradores de cidade na BA com mais de 20 mil habitantes denunciam falta de água há quase um mês; aulas foram suspensas
Foto: Reprodução/TV São Francisco
Moradores de ao menos três bairros do município de Uauá, que fica no norte da Bahia, denunciaram que estão sem água há quase um mês. Alguns moradores afirmam que precisaram comprar água para cozinhar, tomar banho e lavar louças.
As aulas nas escolas da cidade também foram suspensas por causa da falta do serviço. A situação acontece nos bairros da Vila do Gomes, Alto do Conselheiro e as Populares.
A falta de água ainda coincide com o calor que tem sido registrado no município, com população estimada em quase 24 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Uauá vai ter temperaturas máximas entre 34 C° e 35 C° entre a última quinta-feira (9) e segunda (13).
Apesar dos relatos de que a falta de água já chega há quase um mês, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) afirmou que no dia 28 de fevereiro houve uma parada programada na distribuição da água bruta, que é de responsabilidade de uma mineradora da cidade.
Afirmou ainda que os reflexos dessa parada programada impactaram severamente o abastecimento de água na sede de Uauá, porque o sistema opera no limite da capacidade.
A Embasa informou também que trabalha para restabelecer a operação desse sistema, para minimizar os impactos desses problema. A solução definitiva, de acordo com a empresa, será feita com a conclusão do novo sistema, com captação do município de Canudos.
Essa obra, conforme a Embasa, foi subdivida em duas etapas para agilizar a execução. O prazo de conclusão não foi divulgado.
Fonte: G1 Bahia