Você sabia que produzimos cerca de 2,5 trilhões de bytes de dados todos os dias?

Você sabia que produzimos cerca de 2,5 trilhões de bytes de dados todos os dias?

É um número muito expressivo, né? Já parou para pensar onde e como esses dados são armazenados? Com um volume exponencial de informações coletadas todos os dias surgiu o conceito que chamamos de “big data”, é uma base digital que armazena uma quantidade enorme de dados coletados diariamente. Trata-se de descobrir novas ordens de grandeza para capturar, pesquisar, compartilhar, armazenar, analisar e apresentar dados.

Apesar de tantos estudos e uma nova forma de analisar o mundo, este recurso trouxe alguns desafios que as corporações enfrentam para extrair valor ao Big Data. E aqui vai algumas dicas para aprender, contornar desafios e lidar com a resistência tecnológica.

Gerenciar o crescimento de dados

Claramente, um dos maiores desafios de big data a serem superados é armazenar e analisar todas as informações. A maioria desses dados não é estruturado, o que significa que não é armazenado em um banco de dados. Fotos, documentos, vídeos e arquivos de áudio são difíceis de analisar.

Para superar esse desafio, as empresas podem usar diferentes tecnologias para gerenciar o aumento constante de dados. Em termos de armazenamento, as infraestruturas convergentes e hiperconvergentes, bem como o armazenamento definido por software, estão provando facilitar as coisas para escalar o hardware. Tecnologias como compactação, deduplicação e hierarquização também reduzem o espaço necessário e os custos de armazenamento de dados grandes. Com relação ao gerenciamento e à análise, as empresas podem usar ferramentas como NoSQL, Hadoop, Spark e outros softwares analíticos de big data, bem como software de business intelligence, AI e aprendizado de máquina para obter as informações de que precisam. Outra prática bastante comum é a contratação desses serviços com grandes fornecedores de nuvem como a AWS, Google e Microsoft por exemplo.

Gerar insights rapidamente

As empresas não querem apenas armazenar os dados que geram. Elas estão mais interessados em usar big data para atingir seus objetivos como gerar mais receita, criar um novo produto ou serviços para oferecer para seus clientes. Para ajudá-los a atingir essa velocidade, as empresas podem usar uma nova geração de ferramentas analíticas que reduzem significativamente o tempo necessário para gerar relatórios. Eles podem investir pesadamente em ferramentas analíticas que os ajudarão a obter resultados em tempo real. Com isso, eles podem responder aos desenvolvimentos no mercado o mais rápido possível.

Recrutar talentos de big data

Para desenvolver e gerenciar aplicativos que geram insights, as empresas precisam de profissionais com habilidades em big data chamados de cientista de dados. Na verdade, a demanda por especialistas em Big Data aumentou drasticamente, juntamente com os salários oferecidos pelas empresas.

Para lidar com a falta de talentos em big data disponíveis, as empresas podem usar uma das várias opções possíveis. Eles podem aumentar seus orçamentos e esforços em recrutamento e retenção. Outras opções a serem consideradas são treinar seus funcionários atuais para aprender e dominar o Big Data – desenvolvendo talentos de Big Data internamente. Finalmente, muitas empresas estão se voltando para a tecnologia. Eles compram soluções analíticas de autoatendimento ou software de aprendizado de máquina projetado para uso por profissionais sem um diploma em ciência de dados. Essas ferramentas podem ajudar as empresas a superar seus desafios em big data e alcançar seus objetivos sem sequer contratar especialistas qualificados.

Provavelmente a sua empresa usa de algum recurso parecido e nem sabe? Vale ressaltar as oportunidades que big data apresentam, para que possam superar os vários desafios e permanecer competitivos na crescente economia baseada na informação. Trazendo benefícios em primeira mão para gerar listas de funil de vendas, entender o comportamento de compra do seu cliente e manter atualizado todo histórico de compras do seu cliente desde o primeiro contato com a sua empresa. A Gaspari Tecnologia já conta com profissionais altamente qualificados para auxiliar você na busca e análise de dados para gerar resultados para a sua empresa. Entre em contato conosco para entendermos como podemos ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *