Você sabe o que é ESG?
A sigla ESG em inglês, que significa environmental, social and governance, ou governança ambiental, social e corporativa, se trata uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas da empresa.
Corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.
São os 3 pilares do ESG
ENVIRONMENTAL AMBIENTAL
Todas as ações que envolvem o cuidado com o impacto causado por uma empresa ao meio ambiente fazem parte deste pilar. São práticas sustentáveis, que visam também reverter os danos da crise climática para o futuro do planeta. Veja alguns exemplos:
- Gestão de resíduos sólidos
- Emissão de gases geradores de efeito estufa
- Uso responsável de recursos naturais
- Poluição da água e do ar
- Desmatamento
- Eficiência energética, etc.
SOCIAL
O aspecto social está focado nas relações da empresa com o entorno: comunidade, colaboradores e clientes. Traz práticas que visam construir um espaço de trabalho justo e digno para todos. Conheça alguns exemplos de ações:
- Cadeia de produção com pagamento justo para fornecedores e colaboradores
- Incentivo e apoio ao desenvolvimento da comunidade local
- Recusa ao trabalho escravo e infantil
- Proteção aos dados dos clientes (LGPD)
- Valorização da diversidade cultural, étnica e de gênero nos times
- Respeito às leis trabalhistas
GOVERNANCE — GOVERNANÇA
A estrutura da organização, a transparência e a ética são alguns dos pontos focais deste atributo do ESG. São práticas voltadas à garantia de direitos, à definição de regras para o conselho e à gestão adequada de um negócio. Conheça os principais cuidados:
- Independência e regras do conselho
- Diretrizes estratégicas: missão, visão, valores
- Diretrizes de remuneração
- Cuidados com a credibilidade na relação com fornecedores, clientes e colaboradores
- Ética e transparência
- Práticas de anticorrupção
Você sabe da importância do ESG nos negócios?
O ESG também tem um impacto para as companhias e investidores. O conceito não é apenas uma estrutura que as instituições financeiras e investidores devem relatar. Ele está no radar de funcionários, reguladores e todos os envolvidos no ecossistema. Por quê? Simplesmente porque fenômenos como o surto de coronavírus e as mudanças climáticas nos fazem perceber que não somos os donos do nosso planeta, mas sim os administradores da natureza.
O ESG está assumindo uma importância ainda maior à luz dos eventos recentes: as empresas têm a responsabilidade e os recursos para realizar ações climáticas positivas, construindo um futuro mais sustentável e resiliente e “colocando dinheiro onde ele precisa estar”.
A Gaspari Tecnologia não fica de fora das diretrizes do ESG sabendo da importância de conscientização estão também engajados em fazer com que esse cuidado seja aplicado na empresa e sempre alinhando com grandes empresas que abraçam a verdadeira causa da governança ambiental, social e corporativa (ESG).