Ibovespa tem segundo dia positivo depois das eleições e dólar opera em queda
Foto: Ibovespa
O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (1º), em meio a um cenário externo favorável, com Petrobras recuperando as perdas do dia anterior e Vale entre as principais altas. O principal índice da bolsa de valores subia 0,65%, por volta das 14h20, aos 116.789 pontos.
Já o dólar comercial tinha queda de 0,75% no mesmo horário, negociado a R$ 5,127 na venda. A moeda norte-americana teve alta na abertura do dia, parando para recuperar o fôlego depois de na véspera ter caído 2,6% na esteira da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, mas voltou a perder força e cair frente ao real.
Nesta terça, investidores monitoravam com cautela a paralisação de rodovias no país e ficavam à espera de eventual fala do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno.
Agentes financeiros seguem no aguardo dos primeiros relatos do PT sobre a equipe do novo governo e detalhamento de suas políticas, com nomes para cargos relevantes já sendo ventilados no mercado. Há previsão de que a equipe de transição seja anunciada no começo da tarde desta terça-feira.
“Naturalmente, os mercados aguardam com ansiedade a decisão sobre o novo ministro das Finanças”, afirmaram os estrategistas do BTG Pactual Carlos Sequeira e Osni Carf.
Na visão do especialista em renda variável da Blue3 Rafael Germano, parte relevante do desempenho do Ibovespa nesta sessão reflete sinais de que a China estaria planejando uma reabertura das rígidas restrições contra a Covid-19, o que favorece as perspectivas de crescimento para o mundo e beneficia commodities.
Além disso, acrescentou, há decisão de juros do banco central dos Estados Unidos nesta semana (quarta-feira) e no mercado já existem expectativas de que o Federal Reserve possa desacelerar o ritmo de alta.
Na véspera, a moeda norte-americana à vista fechou em baixa de 2,59%, a R$ 5,1652 na venda, maior depreciação percentual diária desde o último dia 3 (-4,03%) e cotação mais baixa para encerramento desde o dia 21 passado.
Já o Ibovespa fechou em alta de mais de 1%, após Lula vencer a corrida presidencial, diante da percepção de menor risco de contestação do resultado, que ofuscou a forte queda de Petrobras e Banco do Brasil.
O BC fará nesta sessão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 1° de dezembro de 2022.
Fonte: CNN Brasil