Agência Made in Bahia: promovendo o desenvolvimento baiano
No próximo domingo a Bahia escolherá seu novo governador, e o Business Bahia, coletivo empresarial formado por mais de 250 empresários e gestores baianos, não poderia deixar de apresentar ao nosso próximo governante uma importante sugestão para apoia-lo na retomada do nosso protagonismo econômico.
A Bahia ainda é a maior economia nordestina e representa 28,5% da economia da região. Porém, se observarmos uma série histórica, veremos que estamos perdendo participação ao longo dos anos. Em 1995 o PIB baiano representava quase 40% do PIB do Nordeste, e em 2020 reduzimos essa participação para 28.5%.
Apesar de alguns sucessos pontuais a nossa política de atração de investimentos e negócios, com a consequente geração de empregos, não está avançando na velocidade que precisamos. Nosso estado precisa ser mais ágil e criativo na concessão de atrativos para captação de novos investimentos.
O Business Bahia, nos últimos anos vem promovendo sucessivos debates e encontros buscando alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado. Em 2020 lançamos a campanha e o selo Made in Bahia, provavelmente a mais bem sucedida campanha de valorização dos produtos e serviços baianos, com ampla divulgação na mídia local e nacional e que se tornou oficial com lei aprovada na Alba.
Nesse contexto estamos convencidos que uma maneira de ajudarmos a estimular nossa economia será com a criação da Agência Made in Bahia, uma agência técnica, enxuta, ágil, com o objetivo específico de ser a porta de entrada para empresas que pretendam se instalar em nosso Estado, com foco principal no “midle market”.
A Agência fornecerá uma estrutura específica para receber e apoiar os novos investimentos a serem realizados na Bahia, incentivando as contratações de empresas baianas, e apoiando também nossos municípios na recepção de investidores, na atração de novas empresas bem como na recepção de missões estrangeiras para a apresentação do Estado da Bahia.
As exitosas realizações do Business Bahia comprovam também a importância de uma articulação institucional com entidades públicas, privadas, concessionárias de serviços públicos e associações empresariais, nesse aspecto a Agência Made in Bahia será o Portal de Negócios, que acolherá os novos empreendedores que chegarem ao nosso Estado.
Além disso a Agência promoverá campanhas de estímulo ao consumo de produtos e serviços baianos e manterá um amplo cadastro das empresas, Made in Bahia, que possam prover serviços com qualidade, evitando a importação desses prestadores de serviços.
Conhecemos o trabalho desenvolvido pela SDE e a Bahiainvest, porém o que propomos é um novo formato, com vocação empresarial, apartidária, ênfase em mercado de capitais e que deverá ter sinergia com os órgãos já existentes.
Fonte: Portal A TARDE