Redução na média dos preços seguida, aponta IBGE: Combustíveis e acesso à Internet
Foto: Maiana Belo/g1 BA
Em setembro, a deflação medida pelo IPCA na Região Metropolitana de Salvador (-0,32%) foi novamente concentrada em recuos nos preços médios de três dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o índice.
Assim como já havia ocorrido em agosto e julho, o resultado foi influenciado pela queda verificada no grupo transportes (-2,43%), por sua vez puxada pelos combustíveis (-7,31%).
- A gasolina (-7,18%) foi, pelo terceiro mês seguido, o item que individualmente mais puxou o IPCA da RM Salvador para baixo;
- Já o etanol (-14,41%) teve a segunda queda mais intensa dentre todos os produtos e serviços pesquisados para formar o índice de inflação e também exerceu importante influência de baixa;
- O preço médio do diesel também recuou (-1,76%), ainda que com bem menos intensidade.
Ainda no grupo transportes, a queda dos ônibus urbanos (-4,29%), consequência da redução dos preços das passagens aos domingos, também teve contribuição relevante para a deflação de setembro, na RMS.
Já no grupo comunicação, que teve a retração média mais intensa na RM Salvador (-2,55%), a principal influência veio do acesso à Internet (-13,17%).
Fonte: G1 BAHIA