Alerta para golpes envolvendo redes sociais precisa ser reforçado mais a cada dia
Foto: Acervo pessoal Luciano Gaspari
Seja pelo Whatsapp, marketplace ou qualquer site de compra e venda e até os próprios aplicativos de bancos, os golpes estão acontecendo com mais frequência e com maior exerpetise. Alguns golpes consistem em convencer a vítima a realizar uma atualização que dá o controle do celular ao criminoso.
A Polícia Federal acendeu um alerta para uma nova modalidade de golpe que está ocorrendo exclusivamente com celulares. Chamada de “golpe da mão fantasma”, a fraude incita em oferecer uma falsa atualização para o telefone da vítima. Com isso, os criminosos conseguem acesso ao gerenciamento do aparelho em tempo real, podendo realizar transferências pelos aplicativos de banco sem maiores dificuldades.
“O programa dá acesso ao bandido para usar o aparelho da vítima em tempo real e o dono começa a perceber que o celular não segue mais seus comandos – e os criminosos conseguem pagar contas e boletos, transferir valores, solicitar empréstimos e efetuar outras transições”, descreve o chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro.
Fique ligado em qualquer movimentação estranha por mensagens, chamadas ou até mesmo atualizações no seu dispositivo eletrônico. Muitas vezes a vítima recebe falso aviso por mensagem e e-mail. O aplicativo acabado cedendo o acesso remoto a criminosos. A impressão é de que o aparelho ‘funciona sozinho’. O telefone deixa de atender os comandos do dono, que observa o próprio celular abrindo e gerenciando telas de aplicativo sem que a tela seja tocada.
Mas a boa notícia é que existe cuidados e protocolos a serem seguidos para minimizar esse tipo de incidente, e a Gaspari Tecnologia, empresa com especialização de segurança em nuvem tem algumas dicas muito importantes para o uso no dia a dia:
- Sempre desconfie sempre de ligações em que as pessoas se identificam como servidores do seu banco e requerem dados e ações pessoais.
- Nunca permitir a instalação de aplicativos de acesso remoto com seja por email ou links enviados via SMS.
- Sempre prestar atenção em ligações e mensagens que falam sobre supostas transações a serem ou não reconhecidas por você e indicam um meio de comunicação;
- Se for se comunicar com seu banco, utilize os canais oficiais no site do banco ou, também, no verso do seu cartão de crédito/débito;
- Desligue imediatamente a ligação suspeita e ligue para o seu banco/administradora de cartão de crédito;
- Pesquise na internet sobre o tema: isso pode ajudar você a não cair em golpes e perder ativos financeiros;
- Sempre verifique e faça atualização dos seus aplicativos somente pelo próprio sistema do seu aparelho e não aceite acesso de administrador no seu dispositivo;
- Utilize senhas complexas, com números, letras e caracteres especiais;
- Utilize a autenticação em dois fatores, especialmente por aplicativos.