Investimentos em imóveis superam renda fixa e Ibovespa

Investimentos em imóveis superam renda fixa e Ibovespa

Fotografia: Shutterstock

Fonte: encr.pw/Ann8o

Os imóveis são os queridinhos de boa parte dos brasileiros quando se fala em investimento. Além de ser uma alternativa segura, eles tendem a se valorizar ao longo do tempo e ainda podem ser explorados como uma fonte de renda extra, no caso de aluguéis, por exemplo.

Nos últimos três anos, o que já era bom ficou ainda melhor. A valorização de ativos imobiliários superou a rentabilidade tanto da bolsa de valores como da própria renda fixa.

De 2019 a 2021, a média de valorização dos imóveis no Brasil bateu a casa de 33,5%, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito e Poupança (Abecip).

Na cidade de São Paulo, a valorização dos imóveis chegou a 50,2%, a maior entre todas as capitais, o que indica que a demanda continuou crescendo, mesmo com o aumento da taxa de juros.

Para comparação, no mesmo período, a taxa de juros acumulada do CDI ficou em 13,7%. Ou seja: quem tinha um imóvel e o vendeu durante esse período lucrou mais do que se tivesse deixado o mesmo valor investido na maioria dos produtos de renda fixa.

Isso sem considerar que o imóvel ainda poderia ter sido alugado ou utilizado pelo dono/morador, enquanto uma aplicação de renda fixa não pode ser explorada desse modo.

Mesmo se você investir em imóveis e decidir não vendê-los tão cedo, poderá obter um retorno garantido mensalmente, por meio do aluguel: basta escolher um bem com as características mais buscadas, em uma imobiliária de confiança. E no caso desta modalidade de investimento, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é pago pelo inquilino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *