Sustentabilidade e seus reflexos no negócio

Sustentabilidade e seus reflexos no negócio

 Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Fonte: encr.pw/rw4Cr

Quando Thomas Malthus fez a sua publicação em 1798 da “Teoria da População”, o inglês não imaginava que seus pensamentos de fato gerariam tal impacto na sociedade. Hoje é considerado o pilar do desenvolvimento sustentável. Pela primeira vez na história, um economista levantava a questão do crescimento populacional e seus reflexos na vida das pessoas.

A teoria Malthusiana, colocou em discussão a felicidade social, pois a população cresceria em progressão geométrica, enquanto a produção de suas necessidades cresceria em progressão aritmética. “Como consequência a pobreza se expandirá levando ao limite da subsistência”. Apenas “vício” (incluindo “a prática da guerra”), “miséria” (incluindo fome ou falta de comida e problemas de saúde) e “restrição moral” (ou seja, abstinência) poderiam conter essa tendência.

No Relatório Brundtland (conhecido como ‘Nosso Futuro Comum’) publicado pela ONU em 1987 aparece então, pela primeira vez, o termo “desenvolvimento sustentável”, que deve atender “as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”. A visão ecológica passa a ser considerada no contexto econômico e social do desenvolvimento humano. Nasce o conceito de sustentabilidade.

Incentivar a aplicação das tecnologias sustentáveis vão fazer bem ao seu negócio e para economia do Brasil. Praticar reciclagem, reaproveitamento da água servida, utilizar as energias renováveis, controlar a emissão de CO2, enfim, mesmo pequenas ações atuando em massa, produzirão grandes efeitos sobre o futuro. Comece a observar nas embalagens dos produtos, nos banheiros do aeroporto de Salvador, o quanto a preocupação ambiental começa a fazer parte do cotidiano. O recurso natural é finito, mas a nossa capacidade de mudar os destinos é infinita.

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