Modelo do Carnaval só será definido após reunião entre Bruno Reis e Rui Costa

Modelo do Carnaval só será definido após reunião entre Bruno Reis e Rui Costa

O prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou ontem que ainda não há nenhuma decisão tomada sobre o Carnaval de 2022

Essa matéria foi replicada da fonte: https://www.trbn.com.br/materia/I49765/modelo-do-carnaval-s-ser-definido-ap-s-reuni-o-entre-bruno-reis-e-rui-costa-1

Por Henrique Brinco

O prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou ontem que ainda não há nenhuma decisão tomada sobre o Carnaval de 2022 e que não estuda modificações nos moldes da festa até que haja uma reunião com o governador da Bahia, Rui Costa (PT).  “Não estudo qualquer mudança na realização do Carnaval enquanto eu não sentar com o governador para decidir”, disse, em coletiva de imprensa no lançamento do programa Mãe Salvador.

“O meu desejo é que nós possamos realizar nos moldes que aí estão. Para entrar no circuito, nós vamos exigir que a pessoa esteja com o ciclo vacinal em dia. Estamos definindo os protocolos e quando eu tiver essa conversa com o governador vou apresentar a ele em que molde seria”, emendou.
O gestor municipal reafirmou que a realização da folia está condicionada a critérios, como o número de pessoas completamente imunizadas. “Tenho defendido, todos sabem, é que nós possamos anunciar a realização condicionada a números, dentre os quais, a vacinação que vai servir de estímulo também para que as pessoas se vacinem. Lá na frente, no final de fevereiro, se os critérios não tiverem sido atendidos ou tiver o risco de ter um aumento no número de casos e que as pessoas possam perder a vida por conta do carnaval, ninguém vai realizar nessas condições”, enfatizou.

Bruno disse ainda que “a prefeitura possui meios necessários para fazer o controle de acesso aos circuitos da festa”. “Temos como exigir que todos os ambulantes para pegar os kits estejam com o ciclo vacinal em dia. Que todos os trabalhadores habilitados para trabalhar nos blocos, camarotes, cordeiros, músicos, pessoas contratadas pela prefeitura e governo estejam também com a vacinação em dia. Temos como adotar as barreiras para exigir a comprovação”, afirmou.

O democrata também descartou a possibilidade de realizar um novo evento-teste na cidade. “Acho que Barradão, Fonte Nova, manifestação de bolsonaristas e petistas já fizeram os testes necessários em relação ao Carnaval”, garantiu.

Também ontem, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que não irá colocar a população em risco apenas para atender a demanda do setor do entretenimento. “Não colocarei a população baiana em risco dando uma definição sobre o Carnaval agora, quando estamos com 2,5 mil casos ativos na Bahia e com o coronavírus voltando com força em diversos países. O Carnaval não pode estar acima da vida das pessoas”, declarou.

O gestor também ressaltou que “o coronavírus tem mostrado à humanidade que precisamos ter mais humildade e acreditar na ciência”. “O vírus tem nos ensinado a ter mais amor ao próximo. Infelizmente, muitas pessoas ainda não entenderam a mensagem de respeito à vida humana, mesmo depois de tanto tempo de pandemia”, pontuou.  

Ele confirmou que a vigilância sanitária vai fiscalizar os eventos que estão ocorrendo no estado para saber se os protocolos exigidos estão sendo cumpridos, entre eles, a apresentação do passaporte da vacina.  Quem descumprir a regra pode ser multado.

Continua sendo obrigatória também a comprovação da imunização contra a Covid-19 por todos os envolvidos nos eventos: artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Além disso, devem ser respeitados os protocolos sanitários estabelecidos pelos Municípios do interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *