Perspectiva econômica global está ligeiramente “menos sombria” do que esperado, diz FMI
Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
A economia global enfraquecerá este ano, com o aumento das taxas de juros e a guerra da Rússia na Ucrânia continuando a pesar sobre a atividade. Mas os economistas estão mais otimistas do que há alguns meses.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta segunda-feira (30) que agora espera que o crescimento global desacelere de 3,4% em 2022 para 2,9% em 2023. Isso é acima da previsão de 2,7% em outubro.
A atualização nas perspectivas reflete a “reabertura repentina” da China, que o FMI disse que “abre caminho para uma rápida recuperação da atividade”. Ele também citou uma resiliência inesperada em várias economias no segundo semestre de 2022, bem como uma melhora nas condições financeiras globais à medida que a inflação começa a diminuir e o dólar americano cai de suas máximas.
“A perspectiva é menos sombria do que em nossa previsão de outubro e pode representar um ponto de virada, com o crescimento chegando ao fundo do poço e a inflação caindo”, escreveu Pierre-Olivier Gourinchas, diretor de pesquisa do FMI, em um blog.
Novas previsões
O FMI enfatizou que o crescimento neste ano “permanecerá fraco pelos padrões históricos”. Entre 2000 e 2019, a média anual foi de 3,8%.
Os bancos centrais precisarão continuar sua campanha agressiva para reduzir a inflação, alta de décadas, o que resultará em uma desaceleração da atividade econômica. Ele previu que “nove em cada dez economias avançadas provavelmente irão desacelerar”.
Fonte: CNN Brasil