Entenda o que são os Fundos de Infraestrutura (FI-Infra)
Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Os investimentos privados no Brasil tem apresentado bons resultados e perspectivas nas avaliações do mercado. A tendência de crescimento do segmento na participação da economia ocorre desde 2017, após o ciclo de baixa entre 2014 e 2016. Em 2021, os investimentos privados representaram 17,56% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, ante 12,88% em 2017.
A avaliação é de que os novos marcos regulatórios, concessões e privatizações vem estimulando o retorno do investimento privado no Brasil, beneficiando, entre outros setores, a infraestrutura.
Um dos principais segmentos da infraestrutura, a Construção Civil, registrou o oitavo trimestre consecutivo de crescimento, ajudando na alta de 1,2% do PIB no segundo trimestre e de 3,2% na comparação com o mesmo trimestre de 2021.
Com este cenário, os Fundos de Infraestrutura (FI-Infra) se mostram atrativos para o mercado de capitais.
O que são os Fundos Infraestrutura (FI-Infra)
O FI-Infra têm como característica o investimento em dívida de companhias nos setores de concessões. Estes fundos operam também sob a forma de condomínio fechado, ou seja, é um fundo fechado onde não é possível resgatar as cotas. Entretanto, investidores podem negociar na B3 (mercado secundário).
Rafaela Vitória, economista-chefe do Inter, reforça que o atual cenário econômico é uma oportunidade para os fundos. Segundo ela, o cenário positivo para a retomada do investimento privado no Brasil segue uma melhora nos marcos regulatórios, como exemplo, a reestruturação das regras do setor de saneamento que permitiu a contratação de novos projetos de infraestrutura em todo o país.
Saiba mais em CNN Brasil