Sabin recebe reconhecimento por atuação de excelência e qualidade
Foto: Divulgacão
A premiação mais recente foi a do Benchmarking Saúde, na categoria “Medicina Laboratorial”, entregue na última terça-feira, 5
Investir em inovação, tecnologia e serviços de qualidade e excelência, assim como na construção de um ambiente harmônico, acolhedor, saudável e inclusivo faz parte de uma história de quase quatro décadas de boas práticas voltadas para a valorização de uma boa relação do Sabin com o mercado, como reconhecido pelo Prêmio “Medicina Laboratorial”, do Benchmarking Saúde, anunciado nesta terça-feira, 5, e com os colaboradores. Isso ocorre porque a empresa, que é referência em saúde, aposta em um posicionamento claro e genuíno em temas relacionados à agenda ESG, à pesquisa e à contínua atualização de processos.
“Essa premiação do Benchmarking Saúde, por mais um ano, mostra o compromisso do Sabin com um atendimento e serviços de excelência, porque a empresa aposta em inovação,
tecnologia de ponta, no desenvolvimento humano e em uma boa relação com clientes e stakeholders para entregar resultados de qualidade na medicina laboratorial, com destaque especialmente para os exames de genômica, como o teste da bochechinha e de rastreamento de vários tipos de câncer, e também nos demais serviços ofertados pela empresa, como nas áreas de imagem e de vacinação”, pontua Agnaluce Silva, gestora do Sabin em Salvador.
O prêmio se soma aos reconhecimentos que a empresa tem recebido ao longo dos anos pela qualidade e excelência dos seus serviços, como os concedidos pelo Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e Maiores e Melhores, da revista Exame.
O Sabin se destaca ainda como uma das melhores empresas para se trabalhar. Em julho deste ano, recebeu, pelo oitavo ano, o prêmio Great Place To Work (GPTW) Bahia e, em agosto, a edição nacional do GPTW também incluiu o Sabin entre as melhores empresas para se trabalhar. A GPTW, assim como a FIA/USP Empresas Incríveis para se Trabalhar e o Instituto Ethos, que também têm reconhecido as práticas de gestão do Sabin, utilizam metodologias baseadas em pesquisas respondidas pelos colaboradores das participantes, de forma anônima, para avaliar o ambiente de trabalho, a atuação da liderança, bem como as práticas e programas de gestão de pessoas.
Esses resultados são utilizados para que, a cada ano, a atuação empresarial do Sabin, de Norte a Sul do País, seja aprimorada. As práticas de gestão têm mantido a empresa há mais de 18 anos entre as melhores para se trabalhar no Brasil, reconhecimentos que a consolidam como referência na gestão do capital humano.
“Temos como propósito inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Por conta disso, investimos em relações saudáveis e de cuidado com fornecedores, clientes e colaboradores. O bom relacionamento com as equipes, inclusive, tem feito o Sabin ser apontado, desde 2015, pela GPTW, como uma das 10 melhores para se trabalhar na Bahia”, pontua Agnaluce, informando que a empresa adota estratégias que visam o compromisso com uma cultura humanizada e um ambiente de trabalho pautado em respeito, ética, cuidado, diversidade e igualdade, tendo como parâmetro um modelo de liderança baseado na construção de confiança com as equipes por meio da empatia, escuta ativa e imparcialidade.
A gestora também destaca a política do Sabin – que está presente, no estado, em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães – na valorização da diversidade, equidade e inclusão, com destaque para a questão racial. Isso porque a empresa investe, cada vez mais, em ter pessoas autodeclaradas negras e pardas no quadro de funcionários. Atualmente, o Sabin tem, nacionalmente, 55,81% de colaboradores negros. Entre as lideranças, são 43,88%. Na regional Salvador, a porcentagem de negros e partos declarados é de 73%.
“Esse compromisso da empresa e as ações em prol de ter um ambiente igualitário já foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial, concedido pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) de Salvador”, afirma ela, acrescentando que a empresa possui programas de valorização, como o de Diversidade, Equidade e Inclusão, que tem cinco pilares estratégicos: mulher, étnico-racial, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações.
Os stakeholders do Sabin também avaliam a empresa do ponto de vista de seu relacionamento com a sociedade. Prova disso é que ela foi reconhecida pela pesquisa Melhores do Brasil, nas categorias “Melhores para os Colaboradores e as Lideranças”, “Melhores para os Clientes e os Parceiros”, “Melhores para a Comunidade e o Meio Ambiente” e “Melhores para o Bem-Estar e Saúde”. A pesquisa avalia as práticas ESG das empresas e o Grupo recebeu “rating A” no levantamento, o que indica alto nível de maturidade organizacional. A partir da percepção dos públicos externos e também do time de colaboradores, a pesquisa identificou padrões elevados na forma de atuar do Sabin.
Sobre o Grupo Sabin
Referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje, conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende a mais de 7 milhões de clientes por ano, em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.
O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.