Inspiração diante de um novo desafio

Inspiração diante de um novo desafio

Foto: Americo Neto – Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade na Bahia (ABAP Bahia)

Você já parou para perceber que, com a chegada de um novo ano, parece que ficamos mais inspirados,
mais ativos? Sim, eu sei que essa sensação surge com a expectativa de novas possibilidades, planos e
objetivos para os próximos meses e essa sensação de novidade que percorre nas redes sociais, comer-
ciais de TV e festas nos influencia. Só que, com o passar das sema- nas, essa motivação cai, voltamos
ao padrão da rotina e nos acomodamos em fazer mais do mesmo.

Na minha área de Publicidade, a inspiração é essencial para que as agências sobrevivam. Se nós não buscamos fontes de inspiração, não conseguimos atingir as expectativas dos clientes que nos procuram,
criamos conteúdo sem novidades e o que acontece? Deixamos de movimentar o mercado. Recentemente, o mercado e os portais de notícias passaram a abordar a força com que a Inteligência Artificial será ditada neste ano. Tivemos o anúncio do ChatGPT e o Google Bard, dois chatbots que prometem atender aos desejos daqueles que os procuram. O que aconteceu?
Levantou-se um debate sobre como essas ferramentas podem impactar profissões, sobretudo, na área de comunicação. Sim, eu compreendo que são ferramentas excelentes, mas temos que ressaltar que em nosso segmento o sentimento humano é muito importante para que o trabalho continue com qualidade.
Os chatbots podem ser interessantes, sim, em um momento ou outro, mas precisamos das mentes criativas para inovar em campanhas, ser inspiração em conteúdo para redes sociais e não deixar as produções se tornarem repetitivas. Em nosso contato diário com o cliente, sabemos o tom que ele
deseja abordar em suas campanhas, as cores que combinam com sua marca ou empresa, as palavras que se aproximam do seu público-alvo e outros detalhes mais específicos que somente uma frequência de contato com esse cliente permite entender como trabalhar. O sentimento é importante na Publicidade. Pense nas campanhas mais fortes de marcas de bebidas, bancos ou perfumarias nos últimos anos. Aquelas que fazem com que o telespectador, que está esperando durante o intervalo da novela ou do
jornal, se emocione. Como você acha que essas campanhas foram produzidas? São diversas pessoas que estão diariamente se atualizando sobre o comportamento do consumidor, sobre o que a sociedade tem abordado, quais são os temas que valem ser citados ou esquecidos.
Cada campanha é pensada para dialogar com a temática, com o momento que o mundo está vivendo e como o público-alvo será atingido. A criatividade do ser humano, somada ao sentimento, é um fator que reforça a ideia de que essas novidades tecnológicas não podem nos afetar. Elas podem ser fortes aliadas, mas somos nós, humanos, que continuamos a operá-las e conduzi-las ao que precisa ser executado. Nós passamos anos e anos estudando para as áreas nas quais vamos trabalhar, e no segmento de Publicidade, o nosso olhar para a experiência por trás de uma propaganda, de uma publicação de rede social ou outdoor é necessário.
Meu conselho é: ao invés de você ficar nas redes sociais e em conversas em grupos se lamentando, analise essas novas ferramentas, atualize-se sobre sua área e busque fazer algo novo e melhorado sempre. Traga essa “concorrência”, se assim podemos chamá-la, como impulso para criar mais, para compreender que você é um profissional fundamental para que o trabalho do seu cliente corra, para converter as entregas em novos clientes do público-alvo e ser destaque em sua área.
Sou um grande admirador da tecnologia e já me posicionei desta forma em artigos e entrevistas, mas
realmente precisava alertar sobre esse “medo” que se manifesta sempre que alguma plataforma
ou ferramenta surgem. Nas redes sociais já temos diversas ações das plataformas que utilizam as pesquisas de voz para definir o que te oferecer enquanto você vê o feed. Não é coincidência, está previsto desde que você aceita os termos e as condições. E isso não afetou a vida de um social
media, pelo contrário, fortaleceu o seu trabalho e garantiu melhores resultados.

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