Dólar abre em estabilidade, com mercado de olho em reunião sobre arcabouço fiscal
Foto: REUTERS/Rahel Patrasso
O dólar operava em estabilidade nos primeiros negócios ontem na quinta-feira (9), com as atenções do mercado voltadas para o novo arcabouço fiscal do país — principal pauta da reunião que acontece às 12h30 entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) e outros membros da ala econômica.
Por volta das 9h48, a moeda norte-americana recuava 0,13%, cotada a R$ 5,134 na venda.
As discussões sobre a nova âncora fiscal ganharam fôlego com o início de março, mês no qual a equipe econômica do governo planeja propor o substituto do teto de gastos. Haddad chegou a dizer que, depois da reunião desta tarde, a próxima etapa será apresentar o projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os investidores também ficam à espera do relatório de emprego dos Estados Unidos, previsto para sexta-feira, e ainda repercutem as falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, que alega que, a depender dos novos indicadores, pode ser necessário aumentar ainda mais os juros.
A moeda norte-americana à vista caiu 1,05% na véspera, a R$ 5,139 na venda.
O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 3 de abril de 2023.
*Publicado por Tamara Nassif. Com informações de Muriel Porfiro, da CNN, e da Reuters