Arena Fonte Nova: beleza e funcionalidade no coração de Salvador
Um projeto arquitetônico inovador ilumina o coração da cidade de Salvador, na Bahia: a Arena Fonte Nova. Muito mais que um estádio, o equipamento foi concebido para ser uma arena multiuso, moderna, confortável e segura, destinada a ser um importante legado para a população de Salvador e de todos que por ela passam.
Oficialmente inaugurada no dia 7 de abril de 2013, a Arena Fonte Nova nasceu com o intuito primeiro de ser a sede baiana da Copa do Mundo FIFA de 2014. Para isso, a antiga estrutura foi implodida em 29 de agosto de 2010 e, no início do mês de janeiro de 2013 as equipes de construção já haviam atingido 90% das obras concluídas, tendo sido o quarto estádio mais avançado dentre os doze que sediaram a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014.
Inspirada em projetos internacionais de excelência como a Amsterdam Arena, na Holanda, a Arena Fonte Nova foi estrategicamente pensada para atender a um modelo de gestão multiuso de sucesso na Europa, utilizando o mesmo modelo de gestão de sucesso na Europa. Com capacidade para 47.907 mil espectadores, em três níveis de assentos 100% cobertos, a Fonte Nova conta com camarotes temáticos e corporativos, museu, loja e está situada em um dos principais cartões postais da cidade: o Dique do Tororó, um manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sua estrutura verticalizada, com três anéis de arquibancada, coloca o público mais próximo dos espetáculos, promovendo um maior envolvimento e favorecendo a acústica.
O local abriga também sala de imprensa, quiosques, elevadores de acesso, sanitários, museu e business lounge que funcionam de forma independente dos eventos, todos os dias do ano, com cerca de duas mil vagas de estacionamento para seus visitantes.
Fonte de muitas emoções
Prestes a completar uma década de atividade, a Arena Fonte Nova tem marcado presença na vida dos baianos e de todos nordestinos, sendo palco de importantes eventos de esporte, entretenimento, cultura, fé e saúde. Recentemente, teve atuação destacada no combate a pandemia quando funcionou como hospital de campanha, posto de vacinação contra a COVID e base do SAMU, operando tudo isso ao mesmo tempo. Desde a sua inauguração, tem sido sede de grandes eventos esportivos sendo eleita a melhor na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014 e foi uma das sedes das Eliminatórias da Copa do Mundo (2018) e da Copa América (2019), e se tornou o mando de campo oficial do Esporte Clube Bahia, e recebeu jogos do Esporte Clube Vitória.
Durante a última década, o local se tornou referência não só no esporte, mas também colocou a Bahia em um novo patamar na rota dos megaeventos do show business internacional, com a captação e realização de shows de artistas como Elton John, Paul McCartney, Roger Waters e A-Ha. Em âmbito nacional, foi palco para Roberto Carlos, Festival de Verão, o retorno da dupla Sandy & Junior. Somente em 2019, a Arena Fonte Nova atingiu a marca de 106 eventos esportivos e não esportivos, com cerca de 1,5MM de frequentadores, contribuindo, direta e indiretamente, para um impacto positivo de R$ 500 milhões na economia da Bahia. Outro marco na sua história, foi a celebração da primeira missa em solo brasileiro em ação de graças pela canonização de Irmã Dulce, em outubro de 2019 com recorde de público (52.600 pessoas).
A Arena também inovou ao criar o Carnavalito, uma nova forma de curtir o carnaval de Salvador que, em sua terceira edição, reuniu cerca de 10 mil pessoas nos dias 18 e 20 de fevereiro. Nos dois dias de evento os foliões curtiram toda a energia da festa mais esperada do ano em uma super estrutura, ao som de grandes artistas baianos e atrações nacionais no trio elétrico pranchão, que traz uma interação única do púbico com seus ídolos.